Morre aos 49 anos a repórter Susana Naspolini, da Globo

O falecimento da jornalista foi anunciado pela sua filha, Julia, nesta terça (25). Susana Naspolini lutava contra um câncer.
O falecimento da jornalista foi anunciado pela sua filha, Julia, nesta terça (25). Susana Naspolini lutava contra um câncer.

Morreu nesta terça-feira (25), vítima de um câncer, a jornalista Susana Naspolini, que atuava pela Globo RJ. O anúncio do falecimento de Susana foi feito pela sua filha, Julia Naspolini, através das suas redes sociais. “É com o coração doendo que venho contar para vocês que a mamãe não está mais com a gente. Ela lutou muito, nossa guerreira! Agradeço muito pelas orações, muito mesmo, muito obrigada, mas infelizmente não deu”, disse Julia.

Julia já havia feito outro comunicado na semana passada, em que relatou o estado grave em que a mãe se encontrava. Segundo ela, Susana Naspolini precisou ser transferida do Rio de Janeiro, onde residia, para se tratar no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “O estado dela é muito grave, e eu não sei o que fazer. A única coisa que eu consigo pensar em fazer é pedir orações para vocês. Sei que todos que estão aqui gostam muito dela. Então, peço por favor, rezem por ela. Quanto mais gente rezando, melhor. Orem por ela, pelo bem dela, para ela ficar aqui com a gente, para Deus dar um jeito nela. Ela ficar aqui com a gente por mais tempo.”, disse a jovem.

Segundo informações cedidas pelo entorno de Susana Naspolini, esse foi o sexto câncer enfrentado pela jornalista. O primeiro foi descoberto ainda quando ela tinha 18 anos de idade, sendo identificado como um linfoma de hodgkin. Depois disso, Susana teve ainda tumores graves como o de mama e de tireoide. A doença atual teve metástase e alcançou órgãos importantes como o fígado, além da medula óssea e de alguns outros tecidos ósseos.

A carreira de Susana Naspolini

Susana Naspolini entrou na Globo em 2002 e de lá pra cá transitou por várias empresas do grupo de comunicação. Dentre elas, a GloboNews, onde trabalhou temporariamente como repórter, o Canal Futura e a editora Rio. Mas a jornalista ficou conhecida por integrar programas da Globo RJ, como o Bom Dia Rio, RJTV e RJ1, onde participava do quadro RJ Móvel. Nos anos de 2009, 2016 e 2020, Susana precisou se afastar do trabalho para dar atenção ao tratamento dos vários cânceres que teve que enfrentar.

A comoção dos colegas

A morte de Susana Naspolini comoveu muitos dos seus colegas de profissão, sobretudo aqueles com quem ela trabalhou. Uma dessas pessoas foi a jornalista Juliana Gross, que lamentou a morte prematura de Susana na edição desta quarta (26) do RJ1. “Perdemos nossa amiga. Digo nossa porque Susana Naspolini já era íntima de todos nós, dos colegas e de você, que está em casa, certamente. Ela nos deixou ontem depois de uma luta intensa contra o câncer aos 49 anos. Ela merece todas as homenagens”, disse Juliana.

O jornalista Flávio Fachel, que apresenta o Bom Dia Rio, também se pronunciou sobre a morte de Susana. “A gente nunca está preparado, né? Como que a gente pode se despedir dessa alegria toda que a gente viu da nossa querida Susana Naspolini? O que ela fazia era algo que acendia uma luz no rosto das pessoas”, lamentou.

Ainda no início desta quarta (26), a jornalista Ana Paula Araújo, que apresenta o Bom Dia Brasil, também lamentou a morte da colega. O anúncio foi feito no final do programa, quando a apresentadora passava o bastão para a equipe do programa Encontro. “Hoje está sendo um dia especialmente difícil para nós aqui no Jornalismo da Globo com a perda da Susana Naspolini, simplesmente a repórter mais amada do Rio de Janeiro, mais amada por todos nós aqui na Redação que conhecemos Susana. O Encontro vai lembrar hoje um pouquinho da luta da Susana pela vida”, disse.

Na terça (25), poucas horas depois da confirmação da morte de Susana Naspolini, Renata Vasconcellos, que apresenta o Jornal Nacional ao lado de William Bonner, se pronunciou sobre a morte da repórter. “O jornalismo perdeu hoje uma das profissionais mais talentosas, comunicativas e queridas do público do Rio de Janeiro. Depois de uma longa batalha contra o câncer, morreu aos 49 anos a repórter Susana Naspolini”, disse Renata. Esse pronunciamento comoveu a internet, pois tanto Renata quanto William foram às lágrimas ao anunciar o falecimento da colega de trabalho.

Todos os que fazem o portal Revista dos Famosos lamentam profundamente a morte da jornalista Susana Naspolini e externam sinceras condolências à toda a família da profissional de imprensa.