Morreu na manhã desta quarta-feira (9) a cantora Gal Costa, que tinha 77 anos. A artista havia se afastado dos shows depois de passar por uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal do lado direito do rosto. Gal tinha a sua volta aos palcos marcada para o final de novembro, segundo a sua assessoria.
Ainda segundo a assessoria de Gal, a sua morte se deu por causa de um infarto fulminante, ocorrido em sua casa. “É com pesar que confirmamos o falecimento da cantora Gal Costa, na manhã desta quarta-feira, 09, em São Paulo. Gal Costa sofreu um infarto em sua casa e não resistiu. Pedimos respeito e compreensão nesse momento de luto”, informou a assessoria em nota divulgada à imprensa.
Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida apenas como Gal Costa, nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi um dos grandes nomes da MPB (Música Popular Brasileira), tendo despontado junto com outros grandes nomes, como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e muitos outros.
Gal Costa foi autora e intérprete de várias músicas que marcaram época no Brasil, a exemplo de Baby, Divino Maravilhoso, Festa de Interior, Um dia de Domingo, Chuva de Prata, Lágrimas Negras, Aquarela do Brasil e outras. A cantora iria iniciar a turnê As Várias Pontas de uma Estrela, que aconteceria entre dezembro e janeiro.
Repercussão da morte de Gal Costa
A morte de Gal Costa ganhou destaque nos noticiários desta quarta e provocou grande repercussão no meio artístico e jornalístico. Uma das primeiras pessoas a lamentar a morte da cantora foi a jornalista Flávia Pereira, da GloboNews. “Meu Deus! Não é possível isso. Tristeza imensa, profunda, avassaladora. Ela sempre existiu. Existirá”, disse.
A senadora Zenaide Maia (PROS) do Rio Grande do Norte, também lamentou a morte de Gal e citou a sua importância. “Tristeza imensa em saber que perdemos Gal Costa, uma das maiores cantoras que este Brasil já teve! Será sempre lembrada por seu talento, sua arte, sua voz, sua importância – tremenda – para a música brasileira! Que Deus dê forças e conforte a família e os amigos!”, comentou.
Chico Buarque, outro grande nome da MPB que também era muito próximo à Gal Costa, decidiu estender a pausa que já estava fazendo nos shows por não ter condições psicológicas de trabalhar. Chico estava licenciado em casa depois de testar positivo para Covid-19. “Ainda que se recuperasse a tempo de realizar os shows, o impacto da notícia da morte de Gal Costa, esta manhã, deixou o cantor e compositor sem condições emocionais de seguir com a agenda”, informou a assessoria do cantor em nota divulgada por meio de suas redes sociais.
A cantora e compositora Maria Bethânia, que era amiga pessoal de Gal Costa, também expressou a sua tristeza pela perda da amiga. “Em choque, triste demais, difícil demais. Nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral hoje inteiro chora, como eu. Uma amiga que mesmo longe sempre lhe mantive admiração e respeito. Deus a receba na sua mais pura luz. Muito duro”, afirmou.
Todos os que fazem o portal Revista dos Famosos lamentam profundamente e enviam sinceras condolências à família e aos amigos da cantora Gal Costa.