Galvão Bueno volta atrás e desiste da aposentadoria

Recentemente Galvão Bueno havia anunciado que se aposentaria depois a Copa do Mundo do Catar, que começa em novembro.
Recentemente Galvão Bueno havia anunciado que se aposentaria depois a Copa do Mundo do Catar, que começa em novembro.

Segundo informações apuradas e divulgadas pelo jornalista Gabriel Vaquer, do portal Notícias da TV, o narrador e apresentador Galvão Bueno desistiu de se aposentar depois da Copa do Mundo do Catar, como havia informado que faria, e renovou o seu contrato com a Globo até o final de 2024. Galvão está com 72 anos e já trabalha na emissora carioca há 41.

Ainda de acordo com o que noticiou o colunista, o novo contrato entre Galvão Bueno e a Globo está bem mais flexível que o anterior. Dentre as cláusulas do novo acordo está descrito que o icônico narrador irá dar voz às chamadas institucionais do núcleo esportivo dos canais Globo e poderá fazer outros trabalhos no streaming sem precisar da aprovação prévia da emissora. Além disso, Galvão foi confirmado na cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que vão acontecer em 2024.

Apesar de tudo isso, Galvão Bueno de fato se aposentará da função de narrador e deixará de comandar as transmissões esportivas comuns da Globo. Ou seja, ele não irá mais narrar finais de campeonatos ou jogos com maior peso midiático, como costumava fazer. Contudo, o narrador ainda irá narrar jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar, que começa em 20 de novembro. Inclusive, segundo fontes próximas à Galvão, ele está se preparando fisicamente para o evento.

A Globo se pronunciou

Depois da publicação feita pelo Notícias da TV, a Globo se pronunciou sobre a renovação de contrato com Galvão Bueno. “Desde que foi comunicado que este seria o último ano de Galvão Bueno nas narrações esportivas, em março, era público o interesse da Globo em manter ativa, de maneira pontual, essa parceria de mais de 40 anos. Em entrevistas recentes, inclusive, Galvão vem reforçando essa intenção. As conversas estão em andamento, mas não há ainda contrato assinado”, começou.

“O foco agora é na cobertura da Copa do Mundo, que promete muitas emoções, no Bem, Amigos! especial do dia 14 de novembro, que terá exibição no SporTV e na Globo, e no documentário original do Globoplay com curiosidades inéditas sobre a vida e a carreira do narrador”, finalizou a emissora em seu comunicado.

Com o fim da carreira como narrador confirmado, tanto a Globo quanto o staff de Galvão Bueno confirmaram o fim do programa Bem, amigos! que vai ao ar semanalmente no canal de TV por assinatura SporTV. O programa está no ar desde 2003 e seu último episódio também será transmitido na TV aberta, como dito no comunicado escrito acima. Esse gesto é uma forma de homenagear Galvão, que é o apresentador titular da atração.

O que motivou a permanência de Galvão Bueno na Globo?

As informações apuradas dão conta, ainda, que a mudança de planos de Galvão Bueno e também da Globo se deu porque ambas as partes viram o potencial de exploração que a imagem do veterano tem. Segundo a emissora, o foco agora é investir em pelo menos um grande projeto por ano que tenha a marca de Galvão.

Diferente dos trabalhos no streaming, as ideias de programas para a TV aberta que o narrador vier a ter terão que passar por uma análise da Globo antes de irem ao ar. Além de tudo isso, está previsto para ir ao ar até janeiro de 2023 um documentário sobre a vida de Galvão Bueno no Globoplay, como também foi confirmado pela Globo em sua resposta sobre a renovação do contrato com Galvão.

Atualmente o narrador também participa de um podcast onde conta trechos da sua trajetória profissional e de vida. Contudo, essa atração não tem nada a ver com a Globo. Trata-se de um contrato que Galvão Bueno tem com a empresa Play9, que trabalha com a criação de conteúdo para a internet.